Conheça mais sobre a saúde ocupacional e sua importância no ambiente de trabalho
A saúde ocupacional tem sido cada vez mais importante para o ambiente de trabalho e não estamos falando só da obrigatoriedade da lei trabalhista.
O Brasil ainda é hoje a quarta nação com mais acidentes de trabalho no mundo e boa parte das pessoas convive mais no ambiente de trabalho do que na própria casa, não é mesmo?
Com isso, estabelecer diretrizes de segurança e saúde do colaborador está entre os pontos importantes de uma empresa, onde quanto mais seguro as pessoas se sentem no trabalho, mais produtivas elas se tornam também.
Hoje vamos explicar o que é a saúde ocupacional de fato e qual sua importância para o ambiente de trabalho. Acompanhe.
Aqui você vai ver:
- O que é Saúde Ocupacional, afinal?
- A importância de investir na área na empresa
- Os benefícios que a prática pode trazer ao ambiente ocupacional
O que é Saúde Ocupacional, afinal?
A Saúde Ocupacional está entre os ramos da medicina que se concentra no bem-estar físico, mental e social do colaborador.
É onde o desenvolvimento de doenças pelo ambiente de trabalho são acompanhadas, seja ela pela atividade exercida ou pelo meio ambiente que o colaborador está inserido.
Além de acompanhar as doenças já existentes, a área envolve principalmente ações que minimizem ou evitem lesões na atividade laboral.
Faz parte da saúde ocupacional, por exemplo, a solicitação de exames periódicos, campanhas para uma alimentação mais saudável, assim como ações que melhorem a infraestrutura da empresa para evitar acidentes e lesões.
A importância de investir na área na empresa
Não é de hoje que os efeitos positivos de uma saúde ocupacional são descritos pelas empresas.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia, por exemplo, mostra que um trabalhador mais feliz e saudável é em média 31% mais produtivo, assim como mais criativo e com grandes sucessos das vendas.
Ao se sentir valorizada e cuidada, a pessoa tende a render bem mais e é por isso que a saúde ocupacional se torna um importante objeto nas organizações.
Além disso, a área também permite adotar medidas capazes de garantir a saúde e segurança do trabalhador como terapias com psicólogo, ginástica laboral, palestras educativas entre outras.
Dessa forma é possível evitar processos trabalhistas e contribuir também de forma satisfatória para uma imagem mais positiva da empresa.
Além de ser obrigatória por lei para garantir a saúde e segurança do colaborador, ela também traz benefícios importantes para o desenvolvimento saudável e sustentável das empresas, os quais falamos mais sobre eles a seguir.
Os benefícios que a prática pode trazer ao ambiente ocupacional
E além de importante para o ambiente de trabalho, a saúde ocupacional também traz uma série de benefícios tanto para o colaborador como também para a própria empresa.
Dentre os benefícios podemos citar:
- O aumento da produtividade da equipe, assim como sua motivação visto que o ambiente de trabalho mais seguro permite desenvolver um vínculo mais próximo entre as partes;
- Evita multas e processos trabalhistas, visto que colaboradores mais seguros e melhor instruídos tendem a ser mais prudentes;
- Reduz os custos da empresa, assim como reduz ou elimina o risco de acidentes de trabalho, ou doenças ocupacionais.
Agora que você já entendeu melhor sobre o que é saúde ocupacional e deseja promover a saúde ocupacional da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe!