No último dia 14 de novembro de 2024, a empresa referência em Medicina e Segurança do Trabalho, Medvitae promoveu uma roda de conversa sobre riscos psicossociais nas empresas.
Chamado de “Café com SST”, o evento aconteceu pela manhã na filial da empresa localizada no bairro de Oficinas e reuniu profissionais de diversas áreas, como Recursos Humanos, Contabilidade e Segurança e Saúde do Trabalho, para discutir a inclusão dos riscos psicossociais na Norma Regulamentadora NR-01, que entrará em vigor em maio de 2025.
Durante o encontro, os participantes debateram as mudanças trazidas pela Portaria MTE n.º 1.419, publicada em agosto de 2024, que estabelece a obrigatoriedade de identificar e gerenciar os riscos psicossociais como parte do Programa de Gerenciamento de Riscos
(PGR) das empresas.
Segundo a gestora de segurança e saúde ocupacional e CEO da Medvitae, Najet Saleh, esses riscos abrangem fatores como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e pressão excessiva, que podem comprometer a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Em sua opinião, a nova redação da NR-01 reflete um avanço importante, ampliando a abordagem da gestão de riscos ocupacionais para incluir, além dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, os riscos psicossociais.
Segundo ela, muitas discussões estão por vir neste tema delicado a partir de agora.
Impacto para as empresas e sociedade dos Riscos Psicossociais
Saleh pontua que a implementação da nova norma exigirá das empresas uma adaptação em seus processos, como a realização de avaliações periódicas, o desenvolvimento de políticas de prevenção e treinamentos voltados à gestão de estresse e combate ao assédio.
Além disso, a recente Lei 14.831 de 2024, que institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, incentiva ainda mais as organizações a criarem ambientes saudáveis e inclusivos.
Para a Medvitae, o Café com SST foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento, fortalecer a troca de experiências entre profissionais e reforçar seu compromisso em apoiar empresas na gestão da saúde ocupacional e no cumprimento das novas regulamentações.
“O Café foi muito interessante porque nós estamos com uma norma, que em maio começa a obrigatoriedade de um risco chamado psicossocial para a NR01. Então com as dificuldades e com o cenário onde a gente precisa discutir isso com o RH, com a contabilidade, com técnico de segurança, o Café teve esse propósito de mostrar para a Segurança ferramentas de como identificar os riscos e para o RH de como apoiar na implementação com planos de ação para minimizar o impacto do risco que agora vai
abranger diversas funções” conclui ela.
A Medvitae permanece à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar empresas de todos os setores a se adequarem à nova NR-01 e às melhores práticas de saúde e segurança no trabalho.