A recarga dos extintores é um passo importante na segurança do trabalho. Isso porque a mesma faz parte das medidas de segurança impostas na NR23. Bem como são essenciais caso algum incêndio realmente aconteça na organização.
Aqui vai uma pergunta simples: A recarga dos extintores de incêndio da sua empresa está em dia?
Esperamos que a resposta seja realmente positiva. Isso porque além de correr o risco de multa, a empresa pode não contar com a eficiência do equipamento caso realmente precise. Melhor não arriscar.
Neste conteúdo, portanto, decidimos abordar melhor o assunto. Você descobre a importância da recarga dos extintores. Assim como conhece quais são seus tipos e como deve funcionar a manutenção. Vem ver!
Qual a importância da recarga dos extintores?
Extintores de incêndios são equipamentos de segurança obrigatórios pela NR23. E a recarga dos extintores se faz necessária de tempo em tempo conforme sua data de validade. Isso acontece porque para que o equipamento funcione de forma adequada, o mesmo precisa estar em dia com sua manutenção.
Vale lembrar que um extintor pode salvar vidas. Assim como garantir que o fogo não se alastre para outros setores e aumente a destruição. Dessa forma a importância esta justamente em garantir a segurança de todos, bem como estar em conformidade com a Lei Federal 13.425/17.
Extintores e seus tipos
Vale lembrar que a recarga de extintores também deve acontecer conforme seus tipos. Os mesmos são classificados conforme seu tipo de produto. Assim como combustível que acende o fogo. Neste caso os extintores podem:
- Ser de Classe A, os quais são extintores direcionados a materiais combustíveis sólidos como madeira, troncos, lenhas;
- Ser de Classe B, os quais são direcionados a incêndios envolvendo combustíveis líquidos como gasolina;
- Ser de Classe C, os quais são voltados a incêndios em redes com eletricidade.
Dessa forma, cada extintor leva uma composição com materiais diferentes. Todos com foco em apagar o fogo iniciado pelo material. Neste caso ele pode ser tanto de água potável, bem como de pó químico BC, pó ABC, espuma mecânica pressurizada e também extintores de CO₂.
Como funciona a manutenção da recarga de extintores?
Outro ponto importante se refere a periodicidade da recarga de extintores. A mesma deve acontecer sempre que o equipamento for usado. Ou seja, de forma total ou parcial. Além disso também deve respeitar sua data de validade e periodicidade. Neste caso, normalmente eles são recarregados anualmente.
Durante a inspeção prevista na NR23, por sua vez, é importante se atentar aos dados como:
- Data de vencimento;
- Identificação dos responsáveis;
- Identificação do equipamento;
- Tipo de manutenção realizada.
Ainda segundo o governo, o prazo para a recarga de extintores de CO₂, por exemplo, devem acontecer em menor tempo. Dessa forma em seis meses, bem como avaliar também as condições externas e sua pesagem. Se a perda for superior a 10% carga nominal a recarga precisa acontecer.
Qual a regra para a recarga dos extintores
Por fim, não podemos terminar esse post sem falar sobre a regra para recarga dos extintores. A mesma precisa acontecer por profissionais habilitados. Assim como em empresas certificadas.
É importante destacar que toda recarga leva um anel de identificação no equipamento durante a recarga. A mesma normalmente obedece a cor estabelecida pelos bombeiros.
Ainda tem dúvidas sobre a recarga dos extintores?
Converse com a nossa equipe através do e-mail [email protected]. Bem como nossa equipe do WhatsApp.