Considerado um obstáculo para a produção, o presenteísmo traz problemas à comunicação da empresa e interfere na colaboração da equipe. Conheça mais sobre ele a seguir
O presenteísmo está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, mas você já ouviu falar sobre esse termo?
Se você repensa inúmeras vezes a sua carreira a cada semana de trabalho que começa ou então se já ouviu reflexões parecidas dentro da sua empresa podem ser sinais que essa condição está dando as caras.
E diferente do que se pensa, o presenteísmo pode afetar de forma negativa a sua equipe e prejudicar a produtividade da mesma.
Por isso, nesse conteúdo você vai aprender mais o que o termo significa e dicas para tentar driblar situações como está. Acompanhe.
Aqui você vai descobrir:
- O que é Presenteísmo?
- O que geralmente causa o presenteísmo?
- Como ele afeta a sua empresa?
- Como resolver esse tipo de problema ocupacional?
O que é Presenteísmo?
Pouco se fala no presenteísmo ocupacional, entretanto, ele está entre os grandes problemas empresariais.
Para quem ainda não sabe ele é a condição onde o colaborador esta presente no ambiente de trabalho, mas não está totalmente comprometido ou conectado a sua função e responsabilidade.
Digamos que é aquele funcionário que não se sente tão motivado e com isso não consegue desempenhar suas atividades de forma adequada.
Nesse caso, as causas podem ser diversas e nós explicamos algumas delas a seguir.
O que geralmente causa o presenteísmo?
As causas de presenteísmo são variadas no ambiente ocupacional e podem inclusive estar atrelados com situações fora dele também.
É como se a sua motivação não se completasse ou então suas preocupações estivessem desviando seu foco das atividades necessárias a serem realizadas.
Dentre as causas podem estar problemas de saúde, como depressão ou ansiedade, por exemplo, assim como problemas financeiros, familiares e insatisfação com a própria função dentro da empresa.
Outros pontos que também podemos citar como causas estão o clima organizacional tóxico, a carga extra de trabalho imposta e ambiente ocupacional inseguro.
Como ele afeta a sua empresa?
E apesar de nem sempre ser levado tão a sério pelas companhias, o presenteísmo pode afetar de forma grave o ambiente ocupacional.
Os principais sinais de que ele está presente envolvem mudança no comportamento do colaborador, assim como falta de interação com a equipe, grande incidência de erros por desatenção e também queda na produtividade profissional.
Além do rendimento pessoal, o presenteísmo também pode trazer consequências financeiras graves as empresas, onde a produção acaba não sendo a esperada e os números de faltas no trabalho também aumentam desfalcando a equipe.
Como resolver esse tipo de problema ocupacional?
Resolver o presenteísmo envolve muito diálogo, assim como saber ouvir o colaborador.
Portanto, investir em uma comunicação mais eficiente pode ser uma saída importante.
Nesse caso realizar pesquisas de satisfação para funcionários, assim como ações de prevenção de saúde e segurança do colaborador se tornam estratégias eficazes.
Além delas, criar um ambiente ocupacional mais inovador e instigante também pode colaborador, assim como definir cargos e responsabilidades também.
Precisa de ajuda para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e de quebra aumentar seus lucros? Nos envie um e-mail [email protected]