PPP Eletrônico é obrigatório a partir deste ano

ppp eletrônico

A partir deste mês, janeiro de 2023, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) eletrônico será obrigatório. A ação adiada em 2021 passa agora ser mais um dos documentos importantes e voltada a saúde e segurança do colaborador. 

Neste conteúdo, portanto, você descobre o que é o PPP eletrônico e tudo o que envolve o assunto. Acompanhe. 

O que é PPP eletrônico? 

Em janeiro, todas as empresas precisarão se adequar ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de forma eletrônica. E sua empresa está preparada?

O documento está previsto para ter implantação ainda em 2021, contudo o Ministério do Trabalho e Previdência decidiu adiar o processo após a reivindicação e empresas, em especial as do Simples Nacional, que ainda estavam na fase de adaptação aos eventos de sst no eSocial.

O prazo para implantação então mudou para 2023 e passa agora a valer de fato para todas as empresas.

Na prática ele consiste no histórico laboral do trabalhador e as informações de preenchimento devem acontecer por meio do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). 

Anteriormente ele era preenchido de forma manual, mas com a forma eletrônica, por sua vez, o documento precisa ser preenchido no sistema do governo federal, o eSocial. 

Lá existe um campo específico para receber as informações necessárias e vale destacar que todas as empresas são obrigadas a preenchê-lo, assim com enviá-lo ao sistema independente do seu ramo de atividade. 

Inserção no eSocial 

Todas as empresas que possuem funcionários estão obrigadas a inserir o PPP eletrônico a partir do mês de janeiro de 2023. Aquelas que tiverem dúvida sobre o envio devem procurar orientação de terceirizadas com experiência em saúde e segurança do trabalho. 

Vale destacar que todas as informações referentes ao preenchimento do documento contam no LTCAT, o laudo ocupacional obrigatório que garante a segurança ocupacional e também a aposentadoria especial do trabalhador no futuro.

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Qual a importância deste documento? 

Como vimos acima, o PPP já existe há muito tempo, contudo passa agora a apresentar formato eletrônico a fim de modernizar as informações enviadas ao governo por meio de um única plataforma, no caso, o eSocial. 

O documento é extremamente importante para solicitar a aposentadoria especial do colaborador para comprovar sua exposição a ambientes nocivos à saúde durante o trabalho. Ao conseguir comprovar, os trabalhadores possuem direito a esse tipo de aposentadoria. Bem como é obrigatória por parte de todos os empregadores fornecer os dados para a previdência.

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