Garantir a segurança dos colaboradores e de todos que transitam pela empresa é essencial. Parte da segurança vem do PAE – Plano de Ação de Emergência. Ou seja, um plano elaborado para ser executado caso ocorra uma situação como esta.
Com foco em explicar melhor o assunto. Assim como trazer seus principais benefícios, criamos esse post. Aqui você confere o que é PAE e quando deve ser colocado em ação. Assim como os principais benefícios de investir nele para o ambiente ocupacional. Acompanhe.
Afinal, o que é o PAE – Plano de Ação de Emergência?
Para quem ainda não sabe, o PAE – Plano de Ação de Emergência é um plano que traz todas as medidas necessárias para atender emergências. Ele faz parte da NBR 15 219.
O mesmo tem como foco estabelecer estratégias e procedimentos para o controle da situação. Além disso, analisa os riscos inerentes a cada ponto para neutralizar ou minimizar as consequências de acidentes no futuro.
Quando ele precisa ser implementado?
Outro ponto importante a dizer é que ele é um documento obrigatório por lei. Ou seja, você ou sua empresa precisa ter um plano emergencial, assim como o mesmo precisar ser atualizado anualmente pela equipe de segurança do trabalho.
Quais os objetivos do PAE?
Dentre os objetivos do PAE está o ato de treinar, organizar e planejar as ações necessárias para controle e combate de emergências no ambiente ocupacional. Assim como encontrar opções preventivas.
O plano envolve:
- Orientar e capacitar os colaboradores sobre o atendimento de emergência;
- Desenvolver procedimentos técnicos com base na legislação;
- Auxiliar para que o processo aconteça com Agilidade, Rapidez e Eficiência;
- Analisar o ambiente de forma preventiva. Tudo para eliminar possíveis emergências, assim como evitar seu impacto negativo sobre a sociedade.
Quando seu uso acontece?
Já dentre as emergências que o PAE pode contribuir estão:
- Incêndios;
- Explosões;
- Vazamentos;
- Fenômenos Naturais;
- Acidentes com Máquinas ou outros equipamentos.
Vale destacar que todas as medidas de segurança e de ação para cada tipo de emergência devem ser descritas. Assim como os profissionais que irão colocá-la em prática na empresa.
PAE e suas vantagens
Já se você está se perguntando sobre as vantagens do PAE vale destacar que o plano de ação tem um papel importante: salvar vidas.
Ao desenvolvê-lo na empresa, a mesma:
- Fica na lei trabalhista visto que cumpre com suas obrigações;
- Evita ou minimiza emergências graves e com grandes impactos negativos;
- Contribui para a construção de uma boa imagem perante a sociedade visto que permite que seus colaboradores e usuários permaneçam seguros.
O PAE é igual para todas as empresas?
Já se a dúvida corresponde ao desenvolvimento do PAE saiba que não! O mesmo não conta com um modelo pronto, portanto não é igual para todas as pessoas. Vale destacar que o mesmo deve ser desenvolvido conforme o ambiente ocupacional inserido. O documento deve ser personalizado conforme a área de atuação e abrangência.
Normalmente sua estrutura leva em considerações dados importantes como descrição das instalações envolvidas. Assim como cenários acidentais, área de abrangência e suas limitações. Além disso, entram para o plano também questões como estrutura organizacional, fluxograma de acionamento, ações de resposta, e por fim a divulgação e implementação das ações de controle.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto?
Converse diretamente com a equipe especializada da MedVitae
Leia também: