A NR17 tem um papel importante para a prevenção de doenças ocupacionais. A mesma tem como foco a ergonomia. Ou seja, normas e procedimentos os quais visam a saúde e segurança do colaborador. Assim como a integridade física e mental dos mesmos no ambiente de trabalho.
Neste conteúdo iremos abordar o que é importante saber sobre a NR17. Assim como quais suas principais atualizações. Visto que a mesma sofreu alteração, assim como outras normas regulamentadoras no último ano. Acompanhe.
O que é a NR17?
A NR17 é a norma regulamentadora que trata sobre as questões ergonômicas. A mesma tem como principal objetivo oferecer procedimentos para diminuir riscos decorrentes das práticas ergonômicas.
Para quem ainda não sabe, a ergonomia é o estudo que explica a relação do ser humano com outros elementos como as máquinas, por exemplo. Assim como desenvolve práticas capazes de otimizar o bem-estar das pessoas e seu desempenho no local onde está inserido.
Já em sua estrutura, NR17 leva pontos como:
- Organização do trabalho;
- Equipamentos utilizados pelo colaborador;
- Processo de levantamento de transporte e de carga de materiais. Seja ele de forma coletiva ou individual;
- Mobiliário do posto de trabalho;
- Condições ambientais em que o colaborador está inserido.
O que mudou na NR17 com a nova atualização?
Assim como outras revisões das normas regulamentadoras, a NR17 também está entre as normas revisadas. A última atualização entrou em vigor no dia 3 de janeiro, assim como teve o propósito de se adequar ao PGR, instituído na NR1 para todas as atividades.
Vale destacar que a nova redação, portanto, exige a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Assim como também traz requisitos mais claros sobre a elaboração da AET – Análise Ergonômica do Trabalho.
Desse modo a revisão da NR17 reforça que além da análise ergonômica, a qual todas as análises do trabalho eram realizadas, agora é imprescindível a realização da AEP. Isso porque a mesma é capaz de trazer medidas de prevenção mais rápido, assim como permitir a adaptação das condições de trabalho em prol da saúde e segurança do colaborador.
Quais os benefícios da norma?
Os benefícios da NR17, por sua vez, são bastante variados. Além de estar em dia com a legislação trabalhista, a empresa que se adéqua as recomendações da norma permitem trazer orientações e procedimento obrigatórios capazes de evitar possíveis doenças ocupacionais, assim como futuros processos trabalhistas a empresa.
Dentre os principais benefícios da norma estão:
- O aumento da produtividade, visto que um colaborador confortável é também mais produtivo;
- Organização do trabalho, uma vez que a NR17 considera as normas de produção. Neste caso estão inclusas o modo operatório, exigência do tempo, ritmo de trabalho entre outros.
- Menor incidência de doenças ocupacionais, assim como acidentes, visto que a norma técnica disponibiliza as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do trabalho e diminuir os riscos do desenvolvimento dos mesmos;
- Organiza a questão de transporte, carga e descarga, uso de maquinários e mobiliário do ambiente de trabalho, pois durante a avaliação todas essas questões são avaliadas de modo a torna a atividade mais confortável e de bem-estar ao colaborador.
Gostou de saber mais sobre a NR17?
Então você pode gostar também:
Três motivos para investir em Segurança do Trabalho
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Envie uma mensagem para a equipe especializada da Medvitae.