Voltada para a segurança no trabalho relacionada às instalações elétricas, a NR10 tem uma função importante dentro do ambiente ocupacional
A NR10 – Norma Regulamentadora de número 10 é bem conhecida entre os profissionais que trabalham com eletricidade.
Mas se você ainda é novo na profissão ou sua empresa está começando agora vale a pena entender melhor sobre a norma e ficar por dentro de tudo o que ela exige.
Por isso, separamos através desse post as principais coisas que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?
Aqui você vai aprender:
- O que é NR10?
- As áreas a norma se aplica
- Quais as principais exigências da NR10?
- Quais os benefícios desse tipo de norma, afinal?
O que é NR10?
A NR10 ou Norma Regulamentadora de número 10 é a norma voltada para o campo da eletricidade.
É através dela que requisitos e condições mínimas de trabalho são implementadas a fim de garantir a segurança e saúde dos colaboradores que fazem serviços com eletricidade, seja ele direta ou indiretamente falando.
Com grandes riscos de acidentes de trabalho, a NR10 surgiu justamente para evitar que as atividades e instalações envolvendo a energia elétrica passassem a colocar a segurança laboral em risco, visto que os choques elétricos estão entre os acidentes de trabalho hoje em dia.
As áreas que a norma se aplica
Como vimos, a NR10 é direcionada a área que envolve profissionais de eletricidade e por isso as áreas podem ser ramificadas.
Abaixo citamos as principais delas onde a NR10 tem sua aplicação de forma obrigatória. São elas:
- Manutenção das instalações elétricas;
- Construção de projetos elétricos;
- Distribuição de energia elétrica;
- Toda e qualquer atividade que envolva a geração de energia elétrica e suas proximidades, desde sua geração, transmissão, distribuição e consumo;
Quais as principais exigências da NR10?
Mas você ainda deve estar se perguntando quais são as exigências presentes na NR10, não é verdade?
Pois bem! Dentre as exigências da NR10 está que todo trabalhador que faz serviços com eletricidade precisa passar por um treinamento específico a fim de entender de forma clara e objetiva os riscos da atividade e formas de prevenção.
O curso é obrigatório e através dele é possível ter consciência dos riscos de se trabalhar dentro da área e tudo o que envolve a mesma.
Dentre elas podemos citar as medidas de controle, ações de prevenção tanto individual como coletiva através dos EPIS, sinalização de segurança, a importância da qualificação, situações de emergências, os trabalhos envolvendo as altas tensões entre outras.
Quais os benefícios desse tipo de norma, afinal?
O choque elétrico está entre as causas mais comuns de acidente de trabalho no mundo, tendo as instalações mal projetadas, falta de EPIs e falta de aterramento adequado como principais causas.
Conhecer a área e entender a importância da prevenção de acidentes é essencial para diminuí-los, portanto cumprir os procedimentos da NR10 fomenta a segurança do trabalho e garante que sua empresa esteja dentro da legislação trabalhista brasileira.
O treinamento exigido pela NR10 permite conscientizar o colaborador sobre os riscos presentes nos trabalhos desenvolvidos com eletricidade e garantir sua qualificação para atuar nesse segmento.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Nos envie um e-mail [email protected]