Medvitae realiza ações de conscientização sobre o câncer de pele

Ação Medvitae Câncer de pele

Durante todo o mês de dezembro, a Medvitae, referência em Medicina Ocupacional e Clínica Médica, realiza uma série de ações para conscientizar a população sobre os riscos, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

A campanha, em sintonia com o movimento nacional Dezembro Laranja, busca destacar a importância da proteção solar e do acompanhamento médico regular.

Dados do Câncer de Pele

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, sendo mais comum em pessoas com pele clara, exposição excessiva ao sol, doenças cutâneas prévias, exposição a câmeras de bronzeamento artificial e histórico familiar. A boa notícia é que, quando identificado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.

Segundo Dayane Diasmédica especialista da Medvitae, a doença é a mais frequente não só no país, mas em todo o mundo, assim como comum em pessoas com mais 40 anos. “A incidência do câncer de pele aumenta significativamente após os 40 anos, mas também vem aumentando entre os jovens, especialmente as mulheres. Existe um risco também aumentado de um segundo carcinoma basocelular conforme o avançar da idade” explica ela.

Sinais e formas de proteção do Câncer de Pele

Sobre os sinais e sintomas, a médica reforça que o câncer de pele traz características específicas e que precisam ser consideradas. Entre elas estão manchas que coçam, que ardem, descamam ou sangram, assim como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Já sobre as formas de proteção, Dayane Dias reforça que a atenção com o próprio corpo é o primeiro passo. “O primeiro é sempre estar atento as manchas. Existe uma classificação que é para identificar uma mancha, uma pinta, um sinal que acione um alerta que é o ABCDE. O A seria de assimetria, que geralmente os sinais são assimétricos, não é aquela bolinha perfeitinha” ressalta a médica.

“O B de bordas, então, em geral são bordas irregulares. O C é de cor, geralmente essas manchas, essas pintas possuem mais de uma cor. Então um marronzinho mais claro, um preto no meio, então geralmente tem mais de uma cor. O D é de diâmetro, ou seja, o tamanho dessa manchinha ou sinal, no geral maior que 6mm e o E de evolução, então uma mudança rápida na aparência, de tamanho, forma, cor ou espessura. Por isso a importância de se conhecer” complementa Dias.

Outros cuidados também acabam válidos na prevenção do câncer de pele como o uso do protetor solar, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente após as 10h e antes das 16, ter proteção a mais com roupas com proteção UV, bem como procurar lugares com sombra. A médica explica ainda que tatuagens podem mascarar lesões e precisam ser analisadas com atenção.

“A aplicação do filtro solar é imprescindível, faça chuva ou faça sol, pelo menos o fator 15 no mínimo. Então ele deve ser aplicado antes de se expor ao sol, então antes de sair de casa, de colocar a roupa. Também é necessário reaplicar o protetor solar a cada duas horas durante a exposição solar, assim como após mergulhos ou grande transpiração” reforça Dias.

Atividades do Dezembro Laranja voltadas a comunidade

Por fim, pensando em reforçar a campanha Dezembro Laranja, a Medvitae vem promovendo atividades que aproximam informações relevantes da comunidade desde o início do mês.

Elas incluem orientações sobre o uso correto de protetor solar e triagens gratuitas para avaliação geral da saúde. As próximas ações comunitárias gratuitas, por exemplo, estão previstas para:

●     Sábado, 21 de dezembro, na Associação de Moradores do Monteiro Lobato

●     Segunda-feira, 23 de dezembro, no Mercado Compre Mais – Av. General Carlos Cavalcanti, 22 – Centro.

Sobre a Medvitae

Com mais de uma década de experiência, a Medvitae oferece serviços integrados de Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho e Clínica Médica, sempre priorizando o bem-estar e a saúde de seus pacientes.

Para mais informações sobre a programação e detalhes das ações, entre em contato pelo telefone (42) 99857-0091.

Compartilhar

Posso Ajudar?