A saúde no trabalho é um tema cada vez mais importante para as empresas. Com a transformação digital e as mudanças no mercado de trabalho, os colaboradores estão expostos a novos riscos físicos e mentais. Assim, investir na promoção da saúde no trabalho é uma forma de garantir a produtividade, a satisfação e a segurança dos colaboradores e é justamente por isso que a Medvitae apresenta hoje 4 estratégias para promover a saúde no trabalho em 2024. Vem ver!
Leia também: Café com Contabilidade: uma experiência criada pela Medvitae para falar da importância da SST
Estratégias para promover a saúde no trabalho: quatro delas para você colocar em prática com sua equipe
1. Cultura organizacional voltada para a saúde
A cultura organizacional é um dos fatores mais importantes para a promoção da saúde no trabalho. Quando a empresa valoriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores, cria um ambiente mais propício para a prevenção de doenças e acidentes.
Assim, algumas ações podem ser adotadas para promover uma cultura organizacional e ter um retorno super positivo em 2024. São elas:
- Comunicação interna: a empresa deve comunicar a importância da saúde no trabalho para todos os colaboradores. Quanto mais a comunicação for efetiva, mais a segurança da sua equipe será proporcionada.
- Liderança: os líderes devem ser exemplos e incentivar a adoção de hábitos saudáveis. Assim, é ideal treinar seus líderes para “educar” pelo exemplo.
- Recompensas e reconhecimento: a empresa pode recompensar os colaboradores que adotam hábitos saudáveis. Além da motivação, sua equipe ficará ainda mais segurança.
2. Avaliação dos riscos
A avaliação dos riscos é outra etapa fundamental para a promoção da saúde no trabalho, assim como está entre as estratégias para 2024. Vale pontuar que é super importante identificar os riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos presentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, você terá muito mais controle.
Além disso, uma vez identificados os riscos, a empresa pode adotar medidas para prevenir acidentes e doenças. Essas medidas podem incluir, por exemplo:
- Adequação do ambiente de trabalho: a empresa pode adequar o ambiente de trabalho para reduzir os riscos.
- Equipamentos de proteção individual: a empresa deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores.
- Treinamento: a empresa deve treinar os colaboradores para o uso dos EPIs e para a prevenção de acidentes.
3. Programas de promoção da saúde
Entre as estratégias para promover a saúde do trabalho também estão os programas de saúde. Eles acabam como uma forma de incentivar os colaboradores a adotar hábitos saudáveis e consequentemente evitar acidentes e doenças ocupacionais. Você pode incluir em 2024 ações como:
- Campanhas de conscientização: a empresa pode realizar campanhas de conscientização sobre a importância da saúde no trabalho.
- Oferta de atividades físicas: a empresa pode oferecer atividades físicas aos colaboradores, como academia, ioga ou aulas de dança.
- Oferta de alimentação saudável: a empresa pode oferecer alimentação saudável aos colaboradores, como frutas, verduras e legumes.
- Apoio psicológico: a empresa pode oferecer apoio psicológico aos colaboradores que precisam.
4. Medicina do trabalho também é uma das estratégias para promover a saúde no trabalho
Por fim, não podemos esquecer de uma das principais estratégias de promoção de saúde do trabalho, a Medicina do Trabalho. Vale lembrar que ela é uma área da saúde responsável pela promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. Assim, os serviços de Medicina do Trabalho incluem:
- Exames admissionais, periódicos e demissionais: esses exames são realizados para avaliar a saúde dos colaboradores e identificar possíveis riscos. Também estão previstos na legislação, ok?
- Orientações sobre saúde e segurança no trabalho: os médicos do trabalho podem orientar os colaboradores sobre como prevenir acidentes e doenças.
- Acompanhamento de saúde dos colaboradores: os médicos do trabalho podem acompanhar a saúde dos colaboradores ao longo do tempo e assim agir preventivamente.
Lembre-se: a implementação dessas estratégias podem e muito contribuir para a promoção da saúde no trabalho, o que resulta em benefícios para a empresa e para os colaboradores. Afinal, um colaborador saudável é muito mais produtivo, não é?
Investindo na saúde dos colaboradores, as empresas podem garantir a produtividade, a satisfação e a segurança do seu time. A Medvitae é especializada no assunto, ainda não sabe como implementar as suas ações por aí? Venha conversar com a nossa equipe especializada.