Ferramenta importante de prevenção, a CIPA traz responsabilidades ao ambiente ocupacional. Separamos três delas para você ficar atento
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes está entre as principais ferramentas de prevenção de acidentes de trabalho.
É através dela que inúmeras ações são realizadas a fim de controlar os riscos ocupacionais e assim colaborar na diminuição das faltas e aumento da produtividade.
Também vale lembrar que a comissão faz parte da norma regulamentadora de número cinco (NR5), sendo então assegurada pela legislação trabalhista.
Conhecer suas responsabilidades e tudo o que envolve a CIPA é importante para manter a comissão da sua empresa atualizada.
Por isso, separamos três responsabilidades importantes sobre ela para você conhecer. Acompanhe.
Aqui você irá ver:
- O que é a CIPA?
- Qual sua importância para o ambiente de trabalho?
- 3 responsabilidades importantes da CIPA
- 1) Fiscalizar as questões de segurança da empresa e apresentar soluções;
- 2) Debater sobre os acidentes que aconteceram ou estão em risco iminente;
- 3) Contribuir com a conscientização dos demais colegas de trabalho sobre os acidentes de trabalho;
O que é a CIPA?
Antes de entendermos as responsabilidades da CIPA diante do ambiente ocupacional, precisamos ter em mente o que de fato ela significa.
A CIPA é uma comissão formada por representantes da empresa assim como dos funcionários.
Juntos, a equipe se organiza para fiscalizar a segurança do trabalho e garantir então a qualidade de vida do colaborador.
Também vale dizer que todos os representantes passam por uma eleição dentro da empresa, onde o mandato dos elegidos tem duração de 1 ano.
A comissão faz parte da Norma Regulamentadora de número 5 (NR5), a qual traz regras sobre o funcionamento da CIPA, assim como o treinamento, processo de formação, todos os membros da equipe e também de suas responsabilidades.
Qual a importância da CIPA para o ambiente de trabalho?
Como vimos acima, o principal objetivo da CIPA é evitar acidentes de trabalho através da fiscalização.
Uma comissão bem elaborada pode colher bons frutos, onde tanto as condições de trabalho são melhoradas, como também os riscos de acidentes graves e com risco a vida diminuídos.
Outras vantagens da comissão além de garantir a conformidade com a lei estão:
- A diminuição dos afastamentos por acidentes de trabalho;
- Um ambiente ocupacional mais seguro e funcional;
- Mais credibilidade perante os funcionários e sociedade em geral;
- Mais produtividade e clima organizacional sustentável;
3 responsabilidades importantes da CIPA
Uma vez entendido o que é a CIPA e sua importância para o ambiente ocupacional é importante ter em mente suas responsabilidades.
Por isso, nós separamos três delas aqui para você anotar. Confira!
1) Fiscalizar as questões de segurança da empresa e apresentar soluções;
A CIPA tem um papel muito importante de fiscalização.
Através dela os riscos das atividades podem ser encontrados, debatidos e soluções pensadas para minimizar os acidentes de trabalho ou evitar que os mesmos aconteçam.
2) Debater sobre os acidentes que aconteceram ou estão em risco iminente;
Além de fiscalizar os possíveis riscos e desenvolver soluções para eles é papel da CIPA também debater os acidentes que acontecem na empresa.
Entender o que aconteceu e como minimizar os riscos após o acontecido faz parte das responsabilidades da comissão.
3) Contribuir com a conscientização dos demais colegas de trabalho sobre os acidentes de trabalho
Assim como ficar por dentro de todos os riscos ocupacionais, a CIPA também tem como foco contribuir na conscientização.
Nesse caso faz parte das responsabilidades montar importantes campanhas de conscientização para que os colaboradores entendam a importância de desenvolver a segurança no trabalho.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer treinar seus funcionários para a CIPA da sua empresa?
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