As atribuições dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) mudaram no último ano conforme as recomendações da NR1. Neste conteúdo, portanto, falamos mais sobre o SESMT e 4 requisitos que competem a ele. Acompanhe.
Atribuições do SESMT: O que é importante saber?
Antes de entendermos melhor o que diz as atribuições do SESMT é necessário saber o que é o serviço, uma vez que ele é obrigatório dentro da Norma Regulamentadora 4 (NR4).
O serviço é aquele que pretende garantir a saúde e segurança do trabalhador dentro do ambiente de trabalho.
Ele tem a função de acompanhar todo o histórico clínico do colaborador em sua atividade profissional, bem como ser responsável por realizar os exames ocupacionais.
Neste caso se incluem desde o exame admissional, assim como periódicos e demissionais que as empresas precisem a fim de mantê-las em conformidade com a lei trabalhista, bem como garantir uma equipe bem mais produtiva e motivada devido os esforços de prevenção.
4 requisitos que fazem parte das atribuições do SESMT
Como vimos acima, a NR4, responsável pelo SESMT, sofreu atualizações e assim adicionou novas atribuições ao serviço de modo a fortalecer a saúde e segurança do trabalho. Separamos, portanto, 4 requisitos que competem a ele agora. São eles:
1- Elaborar ou participar da elaboração do inventário de riscos
Neste caso os profissionais voltados aos SESMT das empresas podem contribuir de forma efetiva para a elaboração do inventário de risco.
2- Acompanhar a implementação do plano de ação do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
Além do inventário de risco também está entre atribuições do SESMT o acompanhamento do plano de ação do PGR, o qual é um dos principais documentos de SST para as organizações.
Veja também:
3 formas de promover um comportamento seguro no trabalho
Dúvidas sobre SESMT e Trabalho sem Riscos
3- Implementar as medidas de prevenção de acordo com a classificação de risco do PGR e na ordem de prioridade conforme a NR1
Além das ações preventivas já realizadas pelo SESMT, elas devem agora serem implementadas conforme as medidas de prevenção solicitadas pelo PGR também, bem como seguir a ordem de prioridade estabelecida na nova NR1.
4- Elaborar o plano de trabalho, bem como monitorar as metas, indicadores e resultados de segurança e saúde no trabalho.
Por fim, não podemos deixar de comentar que o plano de trabalho também está entre as atribuições do SESMT a partir de agora. Além da elaborar o plano e implementar as medidas de prevenção, o serviço também deve agora monitorar os indicadores e resultados que a segurança e saúde da empresa proporciona ao ambiente de trabalho.
Você já sabia de todas as atribuições? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Envie um e-mail para nossa equipe especializada [email protected] ou converse diretamente pelo WhatsApp.