Saiba o que é cultura de segurança e como incentivá-la dentro da empresa desde o início do ano
O início do ano está começando e desenvolver a cultura de segurança pelos colaboradores é muito importante para que acidentes de trabalho ou o desenvolvimento de doenças ocupacionais sejam minimizadas.
O Brasil ainda é o segundo país no ranking do G20 sobre acidentes de trabalho e apesar das fatalidades terem diminuído com o passar dos anos diante da implementação das normas regulamentadoras, os acidentes ainda acontecem nos ambientes laborais.
Portanto, desenvolver a cultura de segurança é essencial para que os riscos diminuam e começar logo que o ano se inicia é mais uma forma de motivação.
Neste conteúdo você entender melhor o que quer dizer Cultura de Segurança e como implementá-la já no primeiro mês do ano. Acompanhe.
Aqui você vai ver:
- O que é Cultura de Segurança?
- Como implementar um Cultura de Segurança na empresa?
- 1) Foque nos treinamentos;
- 2) Coloque em dia as análises de riscos;
- 3) Avalie a qualidade do trabalho e garanta o cumprimento das regras
O que é Cultura de Segurança?
Toda empresa precisa desenvolver a cultura de segurança em seu ambiente de trabalho.
Mas afinal, o que é ela?
Esse tipo de cultura é um conjunto de ações e medidas compartilhados por todos na empresa com o objetivo principal de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Podemos dizer que além das normas gerais de segurança do trabalho que toda empresa precisa cumprir, a cultura faz parte dos valores corporativos.
Quanto mais se incentiva a segurança, mais chances se tem dos colaboradores contribuírem para o ambiente seguro.
Como implementar um Cultura de Segurança na empresa?
Os benefícios da segurança e saúde no trabalho são muitos e não cansamos de falar sobre eles aqui no blog.
Contudo, para implementar uma ação como essa é necessário desenvolver ações ao longo dos meses e sempre reforçar sua importância. Neste caso separamos três delas aqui.
1) Foque nos treinamentos
A primeira coisa a se fazer com toda certeza é investir nos treinamentos dos colaboradores.
Muitas áreas os cursos já são obrigatórios, mas de forma geral quanto mais de explica sobre os riscos, perigos, consequências, mais é possível criar consciência por parte do colaborador.
Neste caso monte com sua equipe já em janeiro o cronograma de treinamentos e demonstre os principais riscos de suas atividades, assim como a segurança e o ato responsável podem salvar a sua vida e de seus colegas.
2) Coloque em dia as análises de riscos;
E como todo bom empregador manter as análises de riscos em dia é essencial para o desenvolvimento da segurança no ambiente de trabalho.
Mostrar que a empresa está empenhada nisso, pode permitir que o colaborador se sinta seguro e responsável pelo ambiente em que trabalha também.
Fique atento as obrigações de SST e se mantenha sempre atualizado sobre esse universo.
3) Avalie a qualidade do trabalho e garanta o cumprimento das regras para sua cultura de segurança
E por fim, não deixe de acompanhar as mudanças de segurança, a implementação de ações de prevenção ou redução de risco e claro, cobre e garanta de todos da empresa o cumprimento das regras.
Vale lembrar que o exemplo precisa vir de todos, inclusive gestores e líderes para que a cultura de segurança seja realmente colocada em prática.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Quer ajuda para montar sua na empresa? Então converse com a nossa equipe!