Ergonomia no trabalho: A importância de um ambiente confortável para o seu colaborador

Ergonomia no trabalho. Foto mostra uma mulher de pé mexendo no computador, enquanto outro trabalhador está sentado também mexendo no computador

A ergonomia está entre as obrigatoriedades trabalhistas a serem seguidas quando o assunto é segurança e saúde do trabalho. Contudo, não é incomum encontrarmos gestores com dúvidas sobre o assunto, uma vez que além de importante, ela também pode trazer benefícios. Assim preparamos um post completo sobre ergonomia no trabalho que você precisa conhecer. Vem ver!

O que é Ergonomia no trabalho?

Em algum momento de nossas vidas já tivemos a experiência de estarmos em um ambiente sujo, com barulho, desorganizado ou inseguro. É uma situação desagradável e incômoda que desperta vários sentimentos, dificultando qualquer possibilidade de aprendizado ou de exercer uma atividade.

Em um ambiente de trabalho, condições como essas apresentadas acima não são diferentes. Em algumas empresas é até visto como recorrente essas situações que impactam diretamente na saúde do trabalhador assim como na sua produtividade. Você sabia?

Diante de todos esses aspectos apresentados nos ambientes de trabalho e como podem impactar a vida dos trabalhadores, a Norma Regulamentadora NR-17 foi criado e estabelece desde então parâmetros que permitem a adequação das condições de trabalho. A ideia é proporcionar conforto e segurança para o desempenho eficiente da atividade.

E é nessas recomendações que a ergonomia no trabalho se mostra essencial em qualquer ambiente da empresa. Através dela é possível obter um ambiente organizado, trazer conforto para o colaborador, atuar na prevenção de doenças ocupacionais, cuidar das capacidades físicas e psicológicas dos trabalhadores.

Leia também: SST: 6 dúvidas comuns que você precisa saber

Ergonomia e seus impactos na produtividade

Ergonomia e produtividade andam juntas e quando, por exemplo, há ausência de alguma condição ergonômica, sua produtividade é afetada com a possibilidade de agravantes para a saúde do trabalhador.

Fatores que impactam e podem trazer problemas à saúde dos trabalhadores, seja ela física ou mental, inclusive são objetos de estudo frequentes na ergonomia no trabalho.

Quer um exemplo? Uma baixa iluminação no ambiente de trabalho pode trazer sérios riscos ao trabalhador, tanto em segurança, quanto danos à visão e consequentemente, impactando na sua produtividade possibilitada pelo aumento do índice de erros na realização da atividade.

Assim como a deficiência de iluminação em ambientes, a exposição a ruídos excessivos também faz parte de muitas empresas e isso impacta de várias formas na saúde. Situações onde não é possível compreender uma informação em uma ambiente ruidoso são muito comuns, levando por vezes, os trabalhadores a falarem mais alto, comprometendo a sua saúde vocal e posteriormente a sua atividade dentro da empresa. Tudo isso sem falar do óbvio que é a perda temporária da audição ou até de forma permanente, além da possibilidade do surgimento de problemas psicológicos.

Seguindo com os nossos exemplos, um dos que mais afeta a ergonomia no trabalho é a postura. O problema é hoje um dos grandes causadores de doenças ocupacionais. Seja ao estar em uma mesa mais baixa que o ideal ou até mesmo na transição de objeto de um lugar para outro, todos os dias passamos por essas condições. Mas todas essas condições devem ser revistas para garantir melhores instalações no ambiente de trabalho, assim como zelar pela saúde física dos trabalhadores.

Leia também: Riscos Químicos: O que é, tipos de prevenção

Benefícios da ergonomia no trabalho

No texto acima, pudemos ver que ambientes de trabalho sem ergonomia acarretam uma série de riscos e prejuízos, não apenas a vida dos trabalhadores, mas também a empresa, impactando em sua produtividade e no desfalque do quadro de funcionários diante de doenças ocupacionais.

Agora vamos ver os benefícios da promoção da ergonomia nos ambientes de trabalho. São eles:

Prevenção de doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são decorrentes de condições impróprias de trabalho e podem trazer prejuízos a curto e longo prazo. Lesão por esforço repetitivo (LER), estresse, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), surdez, entre outras condições, acabam evitadas com simples cuidados ergonômicos. O simples fornecimento de cadeiras ajustáveis, teclados e mouses ergonômicos, assim como a utilização de EPI ‘s em determinados espaços de trabalho, promovem saúde e qualidade no ambiente de trabalho.

Aumento da produtividade

Um ambiente de trabalho agradável influencia diretamente no comportamento dos trabalhadores e posteriormente em sua produtividade. Os trabalhadores se sentem motivados ao se sentirem valorizados e sua saúde prioridade dentro da empresa.

Aumenta a qualidade de vida dos trabalhadores

A ergonomia no ambiente de trabalho promove a qualidade na realização das atividades, e com ela, a redução do cansaço excessivo e estresse. Após o fim da jornada de trabalho, os trabalhadores ainda possuem energia para realização de outras atividades, assim como lazer.

Por fim, é possível perceber durante a leitura do texto que diversos são os benefícios da ergonomia no trabalho. Mais do que qualquer boa conduta também vale lembrar que o não cumprimento da NR-17 pode acarretar consequências para empresa. Também para o trabalhador que se recusa de forma injustificada a cumprir as diretrizes da norma.

E na sua empresa? Como andam os cuidados com ergonomia? Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Conte com a Medvitae! Converse com equipe especializada através do WhatsApp diretamente ou se preferir nos envie um e-mail para [email protected]

Compartilhar

Posso Ajudar?