O ano de 2023 já começou e com ele a necessidade de pensarmos mais na segurança e saúde dos colaboradores. Vale lembrar que uma equipe segura e confortável é também muito mais produtiva e eficiente para dar conta da produção. Portanto listamos por aqui objetivos envolvendo segurança do trabalho para você colocar em prática este ano. Vem ver!
Objetivos de Segurança do Trabalho: 5 coisas para você colocar em prática
Focar na segurança e saúde do colaborador é essencial para garantir que sua equipe seja produtiva. Mais que colocar as Normas Regulamentadoras em dia, focar na segurança traz inúmeros benefícios, assim como contribui para o desempenho da equipe.
Pensando nisso, nós da Medvitae, listamos a seguir 5 objetivos de segurança do trabalho para colocar em prática em 2023. São eles:
Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais
Ao aderir medidas de preventivas, as chances de reduzir acidentes de trabalho é bem significativo. Portanto invista nelas se você pretende reduzir os acidentes da sua empresa e de quebra também diminuir as doenças que podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho.
Foco na saúde dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a importância da prevenção
E por falar em proteção, colocar as funções do PCMSO em dia é essencial para acompanhar a saúde do colaborador, assim como conscientizar as pessoas sobre as doenças e como evitá-las. Portanto foque no seu programa para garantir qualidade.
Leia também:
Atribuições do SESMT: 4 requisitos que competem a ele
Multas de SST no eSocial: 3 delas que sua empresa pode sofrer
Realização de cursos, workshops, palestras, entre outros formatos de atividades educativas sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes de trabalho
Dentre os objetivos de segurança do trabalho este ano também precisa estar em dia os treinamentos e palestras sobre segurança do trabalho. Vale lembrar que essa é a maneira mais eficiente de promover a segurança ocupacional. Assim não deixe de realizar cursos, workshops e outros formatos de atividades sobre as boas práticas de segurança. Ok?
Manter a legislação vigente em dia e os requisitos legais que ela possui
Uma forma importante de pensar na saúde e segurança do seu colaborador é manter a legislação trabalhista em dia. Portanto nada de deixar o envio dos eventos de sst para trás, assim como outras normas regulamentadoras. Lembre-se que a falta de segurança é muito mais custosa para a empresa.
Propor melhores condições de trabalho, visando a saúde física, mental e social de cada colaborador
O Brasil é hoje o segundo país com mais casos de síndrome de Burnout no mundo perdendo apenas para o Japão segundo a Isma – Associação de Prevenção e Tratamento do Stress. Portanto é essencial trabalhar melhores condições de trabalho visando a saúde física e mental do colaborador, ok?
Se você ainda não investiu na segurança do trabalho, vale entender os benefícios que ela traz para sua empresa não só financeiramente, como também de reputação.
Saiba como investir nela enviando um e-mail [email protected]