Manter a segurança e saúde do trabalho em dia é obrigação de todas as empresas. Contudo o que não falta neste cenário são dúvidas referentes a documentação de sst que as organizações precisam manter como é o caso da APR – Análise Preliminar dos Riscos.
Neste conteúdo, portanto, falamos mais sobre a APR e para que ela serve dentro do ambiente de trabalho. Além disso também trazemos seus principais benefícios e o que ela deve conter para garantir a segurança do colaborador. Acompanhe.
O que é APR, afinal?
APR é a sigla de Análise Preliminar de Risco. Ela faz parte dos documentos voltados para a saúde e segurança de trabalho e é uma das etapas do Inventário de Risco, onde todos eles são previamente identificados. Neste caso entram riscos físicos, químicos, biológicos ou risco ergonômico.
De forma geral, a APR é um levantamento de todos esses riscos dentro da atividade desenvolvida, de modo a identificar os riscos e perigos, assim como designar as prevenções para o tipo de trabalho que será desempenhado no local.
Para que esse tipo de análise serve?
A APR, por sua vez, serve para avaliar determinada atividade do trabalho e entender os riscos que a mesma traz ao colaborador focado na prevenção de acidentes.
É a partir dos dados que ela traz que as medidas de prevenção podem ser criadas de modo a neutralizar os riscos e assim permitir que a atividade seja desenvolvida em segurança pelo colaborador.
Ou seja, que todo o monitoramento e plano de ação colocados em prática de forma efetiva e acidentes de trabalho minimizados.
A APR e seus principais benefícios para o ambiente de trabalho
Dentre os principais benefícios da APR estão:
- Determinação dos Riscos e Ameaças que podem acometer a atividade desenvolvida;
- Prevenção dos danos tanto pessoais como materiais, uma vez que identifica os riscos em potencial e permite que equipamentos e outros materiais sejam preservados, bem como a saúde do colaborador garantida;
- Permite definir as responsabilidades de modo a designar aos responsáveis as ações de controle e prevenção. Isso permite fomentar ainda mais a cultura de segurança no trabalho;
- Proporciona padronização dos métodos, uma vez que ele serve como o modelo bem como aperfeiçoado ao longo do tempo.
Quais dados a análise deve ter?
Por fim, não podemos deixar de comentar por aqui também quais dados uma APR deve conter. Com foco na segurança e saúde do colaborador, o documento deve:
- Mapear as atividades cruciais da empresa, bem como coletar informações a respeito dela e dos perigos inerentes. Nesta fase a identificação dos responsáveis também é essencial;
- Identificar os riscos operacionais e suas causas;
- Desenvolver ações de segurança como recomendação do uso do EPI entre outros conforme a hierarquia de risco priorizando as ações de maior impacto;
- Manter a APR constante atualizada, bem como determinar os pontos de controle e monitoramento dos riscos a fim de evitar acidentes de trabalho e danos a saúde ocupacional.
Ainda tem dúvidas sobre Segurança e Saúde no ambiente de trabalho?
Converse com a nossa equipe através do e-mail [email protected] ou então fale diretamente com a nossa equipe através do WhatsApp.