Reduzir os gastos com certeza está nos planos de qualquer empresa, não é verdade? Com isso a medicina do trabalho pode ter um papel importante neste quesito. Isso acontece porque muitas das ações praticadas por lá permite alavancar a produção da empresa, assim como evitar possíveis processos trabalhistas indesejáveis.
Neste conteúdo decidimos mostrar por que a medicina do trabalho pode reduzir os gastos da empresa. Assim como quais os benefícios adquiridos com esse tipo de investimento. Acompanhe.
Afinal, o que é medicina do trabalho?
Primeiramente é legal entender o que é medicina do trabalho antes de entender seu impacto na gestão das empresas. Para quem não sabe, a medicina do trabalho faz parte das normas regulamentadoras. Portanto é obrigatória por lei nas empresas e tem como principal objetivo prevenir acidentes, assim como reduzir os riscos do desenvolvimento de doenças ocupacionais.
De modo geral esse tipo de medicina tem como propósito promover a saúde do colaborador nas empresas. A área faz parte do PCMSO – Programa de Controle Médico de Segurança Ocupacional.
Por que a área pode reduzir os gastos das empresas?
Diferente do que se pensa, a medicina ocupacional é bastante vantajosa para o empreendedor . Apesar de ter como foco a saúde e bem-estar do colaborador, os investimentos na área podem contribuir para reduzir os gastos da empresa. Isso porque a prevenção é o principal pilar ocupacional trabalhado por ela.
Sabemos que são as pessoas o motor principal da produção de um empresa. Sem elas, por sua vez, a produção fica prejudicada, assim como mais lenta também. Dessa forma não fica difícil entender porque a medicina ocupacional pode contribuir positivamente.
Ao implementar medidas de prevenção, os colaboradores ganham em qualidade de vida, assim como se tornam bem mais produtivos. Ou seja, ocasionando ainda mais lucros.
Além disso, vale lembrar que a área de segurança e saúde ocupacional é obrigatória por lei. Portanto, a empresa que não estiver adequada aos procedimentos de segurança como as normas regulamentadoras podem sofrer financeiramente.
Isso porque além de correr o risco de acidentes de trabalho graves e impacto negativo perante a sociedade, as empresas perdem financeiramente com processos trabalhistas. Bem como pagamento de multas e sanções. Sem contar que podem arriscar ter o investimento embargado até sua regularização.
Investir em medicina do trabalho permite evitar possíveis acidentes, embargos de investimentos, pagamento de indenizações, receber multas e processos trabalhistas. Ou seja, tudo o que gera custos importantes as empresas.
Quais os benefícios da medicina do trabalho?
Por outro lado, ao investir em medicina do trabalho, as empresas a transformam em um investimento estratégico. Isso porque além de evitar o afastamento de colaboradores em excesso por conta de problemas ocupacionais, o que gera gastos, também é possível encontrar benefícios como:
- Mitiga riscos ocupacionais através da segurança do trabalho;
- Desenvolve ações preventivas;
- Cumpre os requisitos exigidos por lei;
- Consegue diminuir as faltas no trabalho, assim como afastamentos ocasionados por acidentes;
- Mantêm a equipe mais produtiva.
Ainda tem dúvidas do quanto a medicina do trabalho pode contribuir com a sua empresa?
Converse diretamente com a equipe da MedVitae.